Babalorixá é encontrado morto com marcas de tiro em Candeias (BA)

Da Redação

Na última sexta-feira (5), o babalorixá Ademário Costa, de 56 anos, foi encontrado morto com marcas de tiros, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (BA). 

Conhecido como Babá Taosilé, a vítima liderava o terreiro Ilê Axé Omó Odé Bualegi, localizado no bairro Jardim das Margaridas, na capital baiana.

Segundo informações da Polícia Militar, PMs encontraram o corpo quando equipes da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Candeias) foram acionadas para averiguar uma ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Marechal Rondon, no bairro Passagem dos Teixeiras, onde encontraram a vítima já sem vida.

O crime está sendo investigado pela 20ª delegacia de Candeias.

Segundo relato de familiares, Ademário teria recebido uma ligação na última quinta-feira (4). Na sequência, saiu de carro e não retornou mais. No dia seguinte, por conta do GPS, o carro do líder religioso foi encontrado carbonizado em uma área conhecida como “Pisca-Pisca”, localizada em um trecho da rodovia BA-528 conhecido como Estrada do Derba.

O corpo do babalorixá foi encontrado em Candeias horas depois. Ele morava sozinho no terreiro, e a família conta que era uma pessoa muito querida pela comunidade, familiares e amigos.

O presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia, Leonel Monteiro, relatou à equipe de produção da TV Bahia que Ademário era uma pessoa muito querida no meio e destacou que o terreiro dele foi um dos primeiros a serem inscritos na associação.

Em nota nas redes sociais, o Ilê Axé Omó Odé Bualegi lamentou a morte do Babá Taosilé. “O senhor deixou lindas e preciosas lembranças que como uma família, construímos, mas junto a elas ficará eternamente presa essa saudade que fere a alma. Obrigado pela sua passagem aqui na terra e na vida de cada Omó Orisà.”

O corpo foi velado no terreiro Ilê Axé Omó Odé Bualegi e o enterro aconteceu na manhã do último domingo (7), no cemitério Memorial Vale da Saudade, em Candeias.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress