Edital Black STEM oferece bolsas no exterior para estudantes negros brasileiros, das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática

O objetivo da ação é apoiar a permanência do aluno no exterior com despesas operacionais, como aluguel, transporte, alimentação e material acadêmico

Texto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o edital Black STEM, um programa de Bolsas de graduação exclusivo para estudantes negros e negras, para cursos nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática, em universidades do exterior. As inscrições ficam abertas até a próxima segunda-feira (15) e podem ser feitas pelo link. O objetivo da ação é apoiar a permanência do aluno no exterior com despesas operacionais, como aluguel, transporte, alimentação e material acadêmico.

São cinco bolsas de estudo de até R$ 35 mil por um período de 12 meses, com a possibilidade de renovação anual até a conclusão de seus cursos. As pessoas beneficiadas também terão acesso a mentorias, workshops, conexão com lideranças negras, acompanhamento psicológico e apoio ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais. 

Segundo dados da pesquisa Selo Belta 2023, da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em 2022 em comparação a 2019.

Para participar, o candidato deve se autodeclarar uma pessoa negra, ser brasileira, ou naturalizada, ter sido aprovada em cursos de graduação STEM em universidades estrangeiras, cujo início seja em 2024, ou estar em estágio avançado de processo seletivo.

Para Tainá Medeiros, coordenadora de programas do Fundo Baobá, o programa busca ser reconhecido como uma oportunidade que inspire cada vez mais jovens.

“Em especial aqueles oriundos da rede pública de ensino, que nunca consideraram estudar nas áreas de STEM, especialmente no exterior, ou que achavam isso impossível. O Fundo Baobá não visa apenas apoiá-los individualmente, mas também deseja incentivar mudanças profundas que possam criar oportunidades mais justas para futuras gerações de jovens negros que desejem ingressar nessas áreas” explica.

O edital conta com o apoio do Fundo Bobá, a BRASA (Brazilian Student Association) e a B3 Social, instituições sem fins lucrativos. Para maiores dúvidas, confira o edital completo, o resultado da primeira etapa sairá no dia 17 de maio.

Link para inscrição

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *