4ª edição do Festival Cine Terreiro está com inscrições abertas 

Evento destina 70% das vagas para obras dirigidas por pessoas negras, indígenas e quilombolas

Texto: Divulgação

O Festival Cine Terreiro 2024, que celebra as culturas afro-brasileira e indígena, está com inscrições abertas até o próximo domingo (27). A quarta edição busca promover a preservação da memória e identidade dessas tradições, reservando 70% das vagas para produções dirigidas por pessoas negras, indígenas e quilombolas. As inscrições e regulamento estão disponíveis no site oficial do festival, que será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro no Espaço Cultural da Barroquinha e no Subúrbio 360, em Salvador (BA), com atividades presenciais e online.

Com origem no Rio Grande do Norte, o Cine Terreiro retorna ao formato itinerante, com ações previstas para outubro nos territórios sagrados de Ilê Áse Torrun Gunan, Ilé Àse Kòso Àrà Tó Iná e Ilê Axé Omin Ifan Quilombo Alto do Tororó. Também serão realizadas exibições e rodas de conversa na Escola Comunitária Luiza Mahin e no Parque Pedra de Xangô. Uma Mostra Retrospectiva Online ocorrerá de 13 a 19 de novembro, permitindo ao público relembrar obras de edições passadas e se preparar para os filmes que serão selecionados para a atual edição.

No dia 27 de novembro, pela manhã e à tarde, o festival exibirá sessões para estudantes de escolas públicas do Subúrbio 360. À noite, o Espaço Cultural da Barroquinha sediará a abertura oficial do Cine Terreiro, com uma apresentação do Coral Ecumênico da Bahia e a exibição do filme “Vozes Da Fé”, vencedor do edital Salcine. Nos dias seguintes, o Subúrbio 360 será palco das três mostras competitivas do festival, Grão, Mar e Sal, com premiações em dinheiro e apoio técnico para os filmes vencedores.

A Mostra Grão é voltada para realizadores iniciantes ou em formação, enquanto a Mostra Mar foca em obras contemporâneas, finalizadas a partir de 2023. Já a Mostra Sal dá destaque a produções realizadas em Salvador e finalizadas desde 2022. Para cada uma das mostras, os vencedores receberão uma premiação de R$ 1.000,00, além de serviços como aluguel de equipamentos, oferecidos pela empresa parceira IgluLoc.

Rodrigo Sena, diretor artístico do festival, ressalta a importância de dar continuidade ao Cine Terreiro. “As temáticas de terreiro e o próprio festival enfrentam desafios, mas seguem firmes graças aos esforços de seus colaboradores, alcançando diferentes territórios”, afirmou. Para ele, o festival é uma forma de valorizar as culturas afro e indígenas, preservando suas histórias por meio do cinema.

João Paulo Diogo, coordenador geral do evento, reforça que o Cine Terreiro é um espaço de diálogo entre múltiplas espiritualidades, utilizando a sétima arte para promover o respeito ao Sagrado. Ele também destaca a parceria entre realizadores do Rio Grande do Norte e da Bahia, que amplia o alcance do festival e permite que novas audiências possam experienciar essa celebração cultural.

O Cine Terreiro 2024 é realizado em colaboração com as Assessorias Cirandas, Ori Audiovisual, Culturatao e Cruzeiro Filmes. O festival também conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador e os recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.

Compartilhar

plugins premium WordPress