Texto: Divulgação
Em fase de preparação, a I edição do Festival Tramas Negras: Encruzilhadas Artístico-Culturais, que acontecerá em Recife (PE), está com inscrições abertas para ações artísticas de artistas da cidade do Recife e Região Metropolitana (RMR) que desejem compor a programação. Serão selecionadas no máximo quatro propostas que devem ocorrer na capital pernambucana nos dias 19, 20 e 21 de Julho de 2024. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 20 de abril via vídeo ou formulário.
Realizado pela Okutá Produções e incentivado pelo Edital Multilinguagens Recife Criativo Lei Paulo Gustavo 2023, o Festival busca pautar articulações estéticas-poéticas-políticas-afetivas derivadas da presença das heranças africanas no Brasil. Nesse sentido, as inscrições são direcionadas prioritariamente a pessoas negras (autodeclaradas pretas/pardas), originárias, periféricas, quilombolas, mestras/mestres das tradições populares, brincantes/brincadores (as) das culturas negras populares.
O evento busca experiências dançadas, dançantes em cenas teatrais, performativas, circenses, músicas, derivas, intervenções, práticas culturais das tradições populares e ancestrais afro diaspóricas/afro originárias, culturas negras urbanas e periféricas, entre outras, que busquem valorizar a pluralidade da presença negra/ afro-originária na cidade do Recife e no Brasil.
Inscrições
Podem se inscrever ações artísticas inéditas, não inéditas, finalizadas, em processo (desde que tenham algum formato organizado com intenção de compartilhamento público) e que se alinhem ao propósito valorização/criação a partir das estéticas, poéticas, memórias negras, afro orientadas, afro brasileiras, afro originárias.
As inscrições que ocorrem até o dia 20 de abril podem ser realizadas através de formulário, sendo necessário o/a artista interessado ter uma conta gmail; e também por vídeo, para essa modalidade de inscrição será necessário gravar um vídeo filmado na horizontal, com no máximo 5 minutos, em formato Mp4. No conteúdo o/a artista deve apresentar sua proposta, informar seu nome completo/nome social, endereço completo, telefone de contato, enunciação racial, se é Microempreendedor Individual (MEI), se é pessoa com deficiência e as necessidades de recursos de acessibilidade.
Para a análise da proposta de ação artística, também são solicitadas as seguintes:
-Nome do coletivo/coletiva, artiste, grupo, ajuntamento artístico
-Nome da ação artística
-Conceito/motivação da ação artística proposta/
-Tempo de duração da ação artística
-Ficha técnica
-Necessidades técnicas e/ou de acessibilidade
-Proposta de cachê (será analisada pela curadoria e pela gestão do Festival Tramas Negras)
-Link de acesso ao vídeo de apresentação, ensaio, pesquisa, processo da proposta de ação artística (O envio de vídeo demonstrativo da proposta é importante para que os organizadores do festival possam conhecer melhor a concepção estética da ação artística). Também podem ser enviadas informações adicionais que a pessoa inscrita achar importante para o conhecimento da ação.
O vídeo deve ser enviado para o email tramasnegras@gmail.com com o seguinte assunto: “inscrição por vídeo + nome da ação artística”. No corpo do email, devem ser colocados o link de acesso ao seu vídeo de inscrição e outro link de acesso ao vídeo da ação artística.
Cada proponente pode enviar apenas uma proposta e devem ser responsáveis por questões relacionadas a direitos autorais, intelectuais, de voz e imagens das ações artísticas propostas. O resultado será divulgado entre os meses de maio e junho de 2024 em nossas redes sociais e em contato direto via e-mail com as pessoas selecionadas.
Dúvidas e Contato:
Dúvidas podem ser encaminhadas para o email tramasnegras@gmail.com ou pelo whatsapp (81) 9 97577578. Instagram: @tramasnegras.