Articulação de Mulheres Negras promove encontro e feira em Quilombo Engenho da Ponte, em Cachoeira (BA)

O evento, com a temática “Com as bênçãos ancestrais estamos em marcha por terra, território e bem-viver”, foca na importância do cultivo do dendê para comunidades tradicionais

Texto: Divulgação

A Articulação de Mulheres Negras no Quilombo Engenho da Ponte (ARMNQEP) organiza o 9° Encontro de Mulheres Negras e Quilombolas e a 8ª Feira da Diversidade em Cachoeira, Bahia, de 25 a 27 de julho. O evento faz parte da agenda do “Julho das Pretas”, uma iniciativa que visa fomentar o diálogo entre mulheres negras, quilombolas e apoiadores. Para participar é necessário fazer a inscrição prévia no formulário virtual ou do instagram @quilomboarticularmulheres.

Com o tema “Com as bênçãos ancestrais estamos em marcha por terra, território e bem-viver”, o encontro abordará a importância do cultivo do dendê. As discussões irão destacar os benefícios para povos e comunidades tradicionais, preservação ambiental, segurança alimentar, economia local e cultura regional. As atividades incluem diálogos abertos e práticas de medicina popular.

É esperado pela organização a participação de diversas caravanas, que serão acolhidas com montagem de barracas e credenciamento. Os participantes devem trazer itens básicos de higiene, proteção solar e roupas adequadas para o ambiente, além de respeitar as regras do regimento da comunidade. A segurança será autogestionada, com colaboração das caravanas.

A cozinha do Quilombo Engenho da Ponte será responsável pela alimentação coletiva. Durante o encontro, a saúde preventiva será tratada com práticas tradicionais, como o uso de fitoterápicos. Haverá um espaço dedicado para atividades lúdicas com crianças, que abordarão identidade e educação agroecológica.

O evento incluirá rituais diários realizados por cada território participante, utilizando símbolos de luta e resistência. 

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress