Texto: Divulgação
De 18 a 20 de agosto, Brasília será palco da primeira edição do Fórum Convergências Brasil, que abordará o tema “Juventude e Democracia”. Realizado pelo Instituto Francês em parceria com o Coletivo Mawê, a organização Convergences e o Instituto Afrolatinas, o evento visa destacar o papel da juventude na construção de democracias inclusivas e sustentáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As inscrições, destinadas a jovens entre 18 e 35 anos, estão abertas até 31 de janeiro no site oficial do evento.
A programação será organizada por quatro eixos temáticos: igualdade de gênero; combate à desinformação; democracia e cultura; e empreendedorismo social e solidário. Jovens de todo o país podem participar das atividades que serão distribuídas em mesas-redondas, workshops de cocriação, cine-debates e sessões artísticas. Segundo a organização da ação, o objetivo é oferecer uma plataforma para gerar o compartilhamento de ideias, promover parcerias estratégicas e construir soluções inovadoras para desafios contemporâneos.
A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre os presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, marcando os 200 anos de relações diplomáticas entre França e Brasil. Co-realizado pelo Mawê, coletivo criado para acolher pessoas em situação de abandono e violência, pela organização francesa Convergences, uma plataforma global de advocacy e mobilização fundada em 2008, e pelo Instituto Afrolatinas, organização de mulheres negras, o Fórum será uma oportunidade única para fomentar o diálogo intercultural e fortalecer parcerias entre setores público, privado e a sociedade civil.
O evento promete reunir atores fundamentais para fomentar parcerias intersetoriais e o diálogo intercultural. “O Fórum Convergências Brasil será uma oportunidade única para 80 jovens líderes da França e do Brasil desenvolverem soluções sociais inovadoras e fortalecerem seu papel globalmente”, afirma Michelle Cano, integrante do Coletivo Mawê.
A programação presencial será precedida por uma fase virtual, de março a maio de 2025, e incluirá marcos como o Hackathon Juventude e Democracia, uma maratona de inovação para criação de tecnologias voltadas ao engajamento cidadão, e a Aldeia das Soluções, onde jovens empreendedores apresentarão projetos a investidores. O evento também contará com performances artísticas, destacando a relação entre cultura e engajamento democrático.