Por Karla Souza
Dois atores foram baleados por policiais militares enquanto gravavam uma websérie no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, na tarde do último domingo (9). Os jovens, que estavam em um grupo, portavam simulacros de armas utilizados nas cenas quando foram atingidos na Rua São Domingos, uma região residencial.
As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde receberam atendimento. Um dos artistas passou por cirurgia e ambos receberam alta posteriormente.
A produção faz parte do grupo Fatos de Favela, que produz conteúdo audiovisual desde 2019. Segundo a equipe, o projeto busca retratar a realidade das comunidades e promover reflexões sobre o cotidiano da juventude negra nas periferias. No YouTube, plataforma onde lançam seus vídeos, o grupo tem 15,3 mil inscritos e já produziu conteúdos com mais de 100 mil visualizações. O episódio mais recente, publicado há 11 dias, acumula 37 mil visualizações. Em uma chamada para novos atores amadores, o grupo destacou que não aceitam pessoas que têm envolvimento ou que levantem bandeira de facção.
A PM afirmou que agentes da 58ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados para apoiar uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em uma ocorrência na área. Ao chegarem, encontraram cerca de 10 homens com armas em mãos e dispararam contra o grupo. Os atores correram para se proteger, mas dois deles foram atingidos. Ainda segundo a PM, os simulacros apreendidos não tinham as pontas laranjas que identificam armas falsas.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Rodrigo Batista explicou que os policiais só compreenderam que se tratava de uma gravação após um dos integrantes conseguir se esconder e avisar sobre a filmagem. “Graças a Deus ninguém morreu. Um foi baleado no rosto, um na bunda, um torceu o pé e outros conseguiram correr, mas arranharam os pés. Obrigado a todos que se preocuparam com a gente”, concluiu.