Por Luana Miranda
Com muita tristeza a Revista Afirmativa lamenta o falecimento de Joselina da Silva, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG).
Uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Negras nacional, Joselina da Silva, faleceu nesta segunda-feira (16). A intelectual deixa um legado expressivo no campo da educação, especificamente das relações raciais e de feminismo negro. Atuou junto a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) colaborando para a ampliação e fortalecimento da produção científica de afrodescendentes.
A morte de Joselina representa uma grande perda para o movimento negro do Brasil. A cientista social teve um importante papel na Fundação Cultural Palmares e no Núcleo Brasileiro, Latino-Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais, além de integrar a equipe da Enciclopédia Mulheres Negras no Brasil.