Texto: Divulgação
O projeto Meninas Cidadãs está com inscrições abertas em Salvador (BA). A iniciativa é voltada para o empoderamento e fortalecimento da participação política de meninas de 10 a 17 anos, e tem como prioridade atender meninas negras, indígenas e de comunidades periféricas. O projeto tem como objetivo ampliar as oportunidades e garantir os direitos de crianças e adolescentes afetadas por desigualdades, violência e pobreza nos grandes centros urbanos.
A ação é uma iniciativa da organização Elas no Poder em parceria com o UNICEF Brasil, e integra a #AgendaCidadeUNICEF, desenvolvida em oito capitais brasileiras (Salvador, Belém, São Luís, Recife, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo).
A nova etapa do projeto, com início em julho e encerramento previsto para dezembro de 2025, contará com encontros mensais (presenciais e virtuais) sobre temas como direito à educação, dignidade menstrual, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, enfrentamento ao racismo e impactos das mudanças climáticas. As meninas também participarão de ações externas e de espaços de escuta com representantes do poder público.
Em 2024, o projeto realizou oficinas formativas com cerca de 40 meninas em Salvador (BA) e entregou como resultados uma carta de reivindicações construída pelas participantes e um mapeamento de 13 metodologias e organizações que atuam com o empoderamento de meninas na cidade. A entrega dos resultados ocorreu em um seminário virtual com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil, com o intuito de fortalecer o diálogo interinstitucional e abrir caminhos para o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas para adolescentes.
As atividades oferecem ajuda de custo para transporte e internet. As inscrições podem ser feitas até o preenchimento das vagas por meio do seguinte link.
Mais informações podem ser encontradas no Instagram @elasnopoder.