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Inscrições abertas para aulas gratuitas de dança afro em espaços culturais do Rio de Janeiro (RJ)

Projeto Conexão Mulher promove vivências corporais com acessibilidade para comunidade surda e foco na reconexão com o corpo
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

A segunda edição do projeto “Ancestralidade em Movimento Conexão Mulher: aulas de dança afro” será realizada entre agosto e novembro de 2025 em dois espaços culturais do Rio de Janeiro: o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) e o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Com inscrição gratuita, as atividades são abertas ao público, têm classificação livre e contam com intérprete de Libras e monitoria voltada à comunidade surda e ensurdecida.

Idealizado pela artista, coreógrafa e pesquisadora Débora Campos, o projeto propõe vivências corporais a partir de princípios das culturas Banto e Iorubá, transmitidos e ressignificados no Brasil. As aulas têm como foco mulheres, especialmente aquelas que não têm experiência com a dança, oferecendo um espaço de reconexão com o corpo por meio da dança afro.

As aulas acontecem semanalmente em dois locais da cidade. Às quintas-feiras, das 19h às 20h30, serão realizadas no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, localizado na Gamboa. Já às sextas-feiras, das 10h às 11h30, a atividade ocorre no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Cada encontro tem duração de 90 minutos e é acessível a todos os públicos. A programação conta ainda com percussão ao vivo do grupo Dembaia.

Durante os encontros, o intuito é que a dança seja trabalhada como forma de escrita e memória, estimulando as participantes a criarem e investigarem seus próprios vocabulários corporais a partir de vivências pessoais e ancestrais. Elementos da natureza, o tambor, a rítmica, o fluxo da vida e a coletividade são centrais na metodologia.

O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e do Ministério da Cultura, por meio do edital Pró Carioca Linguagens (Política Nacional Aldir Blanc).

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