Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pastor que atuava em Mata de São João (BA) é preso acusado de abusar de fiéis

O líder religioso se aproveitava da posição de autoridade dentro da igreja para praticar o crime
Imagem: Redes Sociais

Por Matheus Souza

Na última segunda-feira (15), Nerivaldo Jesus Santos, que atuava como pastor na igreja Assembleia de Deus Trindade Santa, em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (BA), foi preso em Valença, no baixo sul do estado. Ele é acusado de aproveitar da sua posição dentro da igreja para abusar sexualmente de fiéis, sob a justificativa de estar realizando supostos rituais espirituais de purificação.

O suspeito foi denunciado inicialmente por duas vítimas para a Polícia Civil, que redigiu o inquérito policial e o enviou à Justiça, representando pela prisão. Logo depois, mais duas mulheres também denunciaram o pastor, levando à abertura de um novo inquérito que já está sob análise do Poder Judiciário.

Segundo a Polícia Civil, o acusado afirmava para as vítimas que os rituais deveriam permanecer em segredo, pois não seriam compreendidos por se tratarem de “culturas africanas”. Segundo a corporação, o pastor agia através da manipulação da fé, se aproveitando da vulnerabilidade emocional e da confiança depositada na figura de autoridade espiritual que ele possuía dentro da igreja.

Em entrevista à TV Bahia,  o pai de uma das vítimas, que preferiu manter o anonimato, relatou como o suspeito se aproximava das mulheres durante os encontros religiosos. “Ele pegava, chamava ela para um canto, um lugar mais escuro. E na hora de praticar [o crime] dizia para ela: ‘Não me veja como o pastor, me veja como seu pai’”, contou.

O delegado Aldacir Ferreira, responsável pelas investigações, explica que o crime fere a dignidade das vítimas ao envolver não apenas a violência sexual, mas também a manipulação psicológica e espiritual. Em entrevista à TV Bahia, o delegado disse que o suspeito alegou que pediu para uma vítima se masturbar, mas negou ter mantido relações sexuais com as vítimas.

O pastor já responde na justiça a outro inquérito policial por estupro. Após sua apreensão e a realização dos exames legais, permanece custodiado à disposição da Justiça.A ação que culminou na sua prisão contou com equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT/Mata de São João), do Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 5ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) e do Núcleo de Atendimento à Mulher (Neam/Valença).

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress