Por Jamile Novaes
Um pastor evangélico identificado como Tiago Souza de Carvalho, de 34 anos, foi preso em Candeias (BA) na noite da última segunda-feira (20). Condenado por um estupro cometido em 2019, no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador (BA), ele estava foragido desde que sua prisão foi decretada, em maio deste ano.
Segundo informações concedidas à imprensa pela tenente-coronel Roseli de Santana, comandante do Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), Tiago mudou de endereço e contato telefônico diversas vezes para não ser encontrado pela polícia. No entanto, mesmo foragido, ele atuava como pastor em uma igreja evangélica de Candeias.
Além da condenação de 8 anos de reclusão pelo crime de estupro, o homem também responde a uma ação na justiça por tentativa de feminicídio contra uma segunda vítima.
A ação que resultou na prisão de Tiago foi realizada pelo BPPM, junto ao Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp), além do 26º BPM, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Polícia Militar de Goiás (PM-GO). Ele foi encaminhado à Polícia Interestadual (Polinter), onde se encontra à disposição da Justiça.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Sinesp), só em 2024 foram registrados 78.463 casos de estupro no Brasil, o que representa uma média de 214 vítimas por dia.
Em todo o país, casos de estupro, abuso e exploração sexual podem ser denunciados ao Ministério dos Direitos Humanos através do Disque 100. No estado da Bahia, o Ministério Público também pode ser acionado pelo telefone 127.