Texto: Divulgação
Este ano será realizada a segunda edição da Marcha das Mulheres Negras , desta vez com o tema “Reparação e Bem Viver”. Dez anos depois da primeira Marcha, mulheres de todo o país voltarão a ocupar as ruas de Brasília (DF) não apenas no dia 25 de novembro, mas também durante toda a semana, entre os dias 20 e 26, com diversas atividades que integrarão o calendário oficial da Marcha.
As ações serão autogestionadas por cada organização, mas farão parte da programação oficial que será divulgada pela Marcha. Pessoas e organizações interessadas em inscrever suas atividades para integrar a mobilização coletiva, devem preencher o formulário online disponível até o dia 4 de novembro.
As atividades que irão compor o calendário devem ser realizadas em Brasília e podem ser rodas de conversa, oficinas, debates, caminhadas, intervenções culturais, celebrações, feiras, projeções e/ou tudo que possa fortalecer a luta por Reparação e Bem Viver. A iniciativa tem como objetivo reunir e divulgar, em um calendário comum, as ações referentes à Marcha, organizadas pelos diversos segmentos da sociedade civil brasileira.
Em 18 de novembro de 2015, mulheres negras de todo o Brasil ocuparam as ruas da capital do país contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver. Foi a primeira Marcha das Mulheres Negras, uma mobilização histórica que transformou de maneira profunda as organizações políticas de mulheres negras em toda América Latina. Neste ano, a Marcha realiza a segunda edição no dia 25 de novembro e pretende levar 1 milhão de mulheres às ruas por Reparação e Bem Viver.