Texto: Divulgação
A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) abriu uma nova oportunidade para impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação nos museus do estado. O Edital nº 39/2025 – Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus prevê a concessão de até 180 Bolsas de Cooperação Técnica (nível 10), com duração de até 12 meses e valor mensal de R$700,00. As submissões de propostas acontecem até dois de dezembro de 2025 e as bolsas devem começar a ser implantadas em fevereiro de 2026.
A iniciativa, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), busca estimular a criatividade, a experimentação e o caráter interdisciplinar das ações de pesquisa e divulgação científica realizadas por museus e espaços afins. Serão contemplados espaços científico-culturais, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, com o objetivo de valorizar e ampliar o alcance dos acervos, das atividades educativas e das práticas de popularização da ciência.
As propostas podem ser submetidas até 2 de dezembro de 2025, por meio do sistema AgilFAP, através do Formulário Online de Solicitação de Auxílio à Realização de Cursos e Reuniões Científicas (modalidade ARC). Apenas o coordenador do projeto pode realizar o envio da inscrição.
Um ponto importante do edital é a obrigatoriedade de participação na Oficina de Museus, que será realizada pela Facepe em 30 de outubro de 2025. A exigência vale para os coordenadores de projetos ainda vigentes pelo Edital nº 35/2024, com término previsto para 31 de janeiro de 2026. A participação no encontro é condição necessária para que esses projetos estejam habilitados a concorrer à nova chamada.
Para mais informações, acesse: www.facepe.br


