Por Catiane Pereira*
A Estação Primeira de Mangueira inaugurou, no dia 5 de novembro, um polo de ensino superior gratuito dentro de sua quadra, no Rio de Janeiro. A iniciativa, realizada em parceria com o centro universitário Celso Lisboa, oferece bolsas integrais para todos os cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD) a ritmistas, trabalhadores da escola e moradores da comunidade que tenham ensino médio completo.
O Polo Celso Lisboa Mangueira funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com estrutura equipada para estudo presencial, computadores disponíveis e acesso à internet. A gestão do espaço será feita por equipes da escola de samba, enquanto a instituição de ensino disponibiliza tecnologia educacional, plataforma digital e suporte acadêmico.
Os estudantes terão acesso a aulas gravadas, tutorias ao vivo, mentorias de carreira, atividades de extensão e encaminhamento para estágios. O ambiente virtual de aprendizagem também inclui recursos de acessibilidade, como legendas e leitores de tela, além de aplicativo próprio para celular.
A inauguração ocorreu com apoio da Engemon IT e da Vulp Air. Para a presidente da Mangueira, Guanayra Firmino, o projeto deve ampliar oportunidades no território: “O polo contribui para aumentar a renda média das famílias e cria uma onda de transformação que vai além da sala de aula”, afirmou.
O CEO da Celso Lisboa, Felipe Kotait Borba, destacou que a parceria busca aproximar a universidade de territórios populares: “Nosso objetivo é criar pontes entre o sonho e o diploma, levando o ensino superior para dentro das comunidades”, disse.
*Com informações de Diário do Rio


