Texto: Divulgação
Nesta quarta-feira (26), Salvador (BA) recebe o lançamento do livro “Cidadanias mutiladas, dignidades restauradas”, do diplomata, escritor, tradutor e dramaturgo Silvio Albuquerque. Na obra, o autor reúne histórias reais de pessoas que enfrentaram o racismo, a misoginia, a xenofobia e outras formas de exclusão, reagindo com coragem e solidariedade.
Inspirado em Milton Santos, Albuquerque propõe uma reflexão sobre a dignidade humana como fundamento da convivência democrática. Segundo ele, “o mundo de hoje voltou a ser habitado por muitos fantasmas do passado. A reemergência de ideologias extremistas, a manipulação do medo e o ódio a mulheres, afrodescendentes, povos indígenas, migrantes e membros da comunidade LGBTQIA+ exigem de todos perseverança na luta por direitos, igualdade e justiça”.
A obra integra o selo Pensamento Negro Contemporâneo, uma iniciativa conduzida por Richard Santos e Maria do Carmo Rebouças, que valoriza a produção intelectual negra no Brasil e na diáspora, promovendo justiça epistêmica e novas formas de ler a realidade social brasileira.
O primeiro lançamento ocorreu em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no Rio de Janeiro (RJ). Com mais de três décadas de diplomacia, Silvio já chefiou a embaixada brasileira no Quênia, foi representante junto às Nações Unidas em Nairóbi e atuou em postos estratégicos como Colômbia, Chile e Canadá. Sua nomeação para Bruxelas foi aprovada pelo Senado em maio, com 44 votos favoráveis.
Em Salvador (BA), a obra será lançada no Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira. “Cidadanias mutiladas, dignidades restauradas”, está disponível para compra no link, no valor de R$45,00.


