Texto: Divulgação
São Paulo recebe, até 30 de novembro, a primeira edição do Festival Ecos Latinoamericanos, evento dedicado a difundir e valorizar a produção latino-americana na música de concerto. A programação gratuita reúne 20 artistas de nove países em 16 apresentações e formatos variados, ocupando a Estação Motiva Cultural, o SESC Belenzinho, a Pinacoteca e espaços públicos do centro da cidade, como o Minhocão.
Sob direção artística da clarinetista boliviana Camila Barrientos e direção executiva do trompetista brasileiro Bruno Lourensetto, o festival tem objetivo de ampliar o acesso a um repertório “frequentemente invisibilizado”.
Entre os nomes confirmados estão a pianista Erika Ribeiro, o vientista argentino Mauro Ciavattini, o spalla da Orquestra Sinfônica Municipal Alejandro Aldana e a violista Varinia Oyola-Rebaza, integrante da Royal Academy of Music.
O público também poderá ouvir obras de Villa-Lobos, Ginastera, Revueltas, Piazzolla e compositoras contemporâneas como Élodie Bouny e Gabriela Ortiz, incluindo estreias mundiais.
Inspirado no lema ¡Somos fervientemente latinoamericanos! (“Somos fervorosamente latino-americanos!”), o festival também propõe atividades voltadas para famílias, como concerto para bebês, e ações que conectam arte e cidade, a exemplo da ocupação musical no Minhocão.
Programação:
27/11 (qui), 20h30 — Estação Motiva Cultural – Sala São Paulo: Para Violeta + Saideira
28/11 (sex), 20h30 — Estação Motiva Cultural – Sala São Paulo: Ginastera & Bartók + Saideira
29/11 (sáb), 17h — Estação Motiva Cultural – Sala São Paulo: Cuatro Manos (Sérgio Escalera & Erika Ribeiro)
29/11 (sáb), 20h30 — Estação Motiva Cultural – Sala São Paulo: Migrações + Saideira
30/11 (dom), 10h — Minhocão: Ocupação Latina (encerramento do festival)


