Texto: Divulgação
Até o dia 8 de fevereiro de 2026, a CAIXA Cultural Salvador recebe a exposição “Lugar Nenhum é Logo Ali”, com 18 obras interativas que propõem uma imersão poética e crítica sobre o direito à cidade, a mobilidade social e cultural, as tensões entre público e privado, acesso e não acesso, presença e ausência.
Com concepção e curadoria de Tathiana Lopes, a exposição coletiva reúne obras de Vik Muniz, Marepe, Milena Ferreira, Mano Penalva, Laís Machado e Maxim Malhado, com diferentes linguagens artísticas, trabalhos inéditos e outros já consagrados.
As obras dialogam com as materialidades do cotidiano, a memória, o corpo e as experiências urbanas, a partir de elementos, objetos e sensações, que são modificados pelos artistas, convidando o público a interagir e se deslocar pelo espaço, tornando-se parte ativa da própria obra.
“São instalações com diferentes texturas, materiais e objetos cotidianos que propõem que pessoas de todas as idades circulem, interajam e brinquem pelo espaço expositivo. E, como coautores dessa experiência, se sintam provocados pelos questionamentos que esses trabalhos levantam para refletir e imaginar outras formas de pensar e ocupar a cidade”, explica a curadora.
A mostra compõe a programação do Play Festival – uma Plataforma Livre de Acesso às Artes, que tem circulação nacional e busca mobilizar e articular diferentes territorialidades urbanas, mapeando instituições culturais, escolas, artistas, educadores e lideranças locais em cada cidade que o recebe. O projeto tem a proposta de construir cada edição a partir da cidade e de seus atores sociais, fortalecendo vínculos entre arte, educação e território.
A visitação está disponível de terça a domingo, das 9h às 17h30, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A CAIXA Cultural Salvador está localizada na Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro de Salvador (BA). Maiores informações estão disponíveis no site.


