Por Matheus Souza
A adolescente Maria Eduarda Bonfim Aragão, de 16 anos, que desapareceu na última quarta-feira (1) em Lauro de Freitas (BA), foi encontrada pela família na tarde de quinta-feira (2), em um supermercado no bairro de Paripe, em Salvador (BA).
Segundo a mãe da jovem, uma mulher que estava no local identificou a adolescente após a repercussão do caso e entrou em contato com a família. A 27ª Delegacia (DT/Itinga) informou que a adolescente entrou em contato com familiares por meio de videochamada, informando sua localização no bairro de Paripe.
Após buscarem a adolescente, os familiares seguiram para a 27ª Delegacia de Itinga e registraram a ocorrência. A polícia agora adotará as medidas legais para solucionar o que aconteceu.
Três desaparecimentos em um mês
Maria Eduarda é a terceira adolescente negra que desaparece na Região Metropolitana de Salvador em menos de um mês. No dia 12 de março, Thamiris dos Santos Pereira, de 14 anos, desapareceu após sair da escola no bairro Jardim das Margaridas, em Salvador. Seu corpo foi encontrado sete dias depois, em um terreno baldio no bairro do Cassange.
Três suspeitos cumprem mandado de prisão temporária pelo assassinato. Davi de Jesus Ferreira, de 32 anos, é apontado como mandante do crime. Ele já estava preso por violência doméstica desde o dia 20 de fevereiro e teria ordenado o assassinato de dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Rodrigo Faria Sena dos Santos, de 37 anos, vizinho de Thamiris, é suspeito de tê-la atraído até o local do crime. Outro suspeito não identificado, apontado como irmão de Davi e chefe do tráfico na região, foi localizado e preso no município de Lamarão, no interior da Bahia, suspeito de envolvimento no crime.
No dia 22 de março, Maria Eduarda da Cruz de Pinho, também de 14 anos, desapareceu em Dias d’Ávila. Ela foi encontrada com vida cinco dias depois, às margens de uma rodovia do município, apresentando ferimentos na cabeça. Em entrevista ao portal AratuOn, a mãe da adolescente teria afirmado que sua filha foi vítima de tortura e que suspeita de envolvimento do tráfico de drogas no crime.


