Texto: Divulgação
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) lançou a campanha “MOVER o seu Futuro”, que vai disponibilizar mais de 60 mil bolsas de estudo voltadas exclusivamente para pessoas negras, em programas que contemplam desde jovens em busca do primeiro emprego até profissionais que almejam cargos de liderança. As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro.
A ação integra a meta da organização de criar 3 milhões de oportunidades de capacitação, conexão com emprego e empreendedorismo até 2030. Segundo Luciene Malta, head de Comunicação e Relações Institucionais do MOVER, o projeto é pensado para responder às diferentes fases da trajetória profissional. “Nossa meta é fortalecer trajetórias individuais e impulsionar mudanças estruturais no mercado de trabalho”, afirmou.
O processo de inscrição contará com uma ferramenta online que indica os cursos mais adequados a cada perfil. A partir de respostas sobre interesses pessoais e profissionais, o sistema sugere trilhas formativas, além da possibilidade de inscrição em mais de uma opção de forma simultânea. A proposta é que a escolha do curso seja também um exercício de autoconhecimento e planejamento de carreira.
Entre as oportunidades oferecidas estão programas como o Afreektech, voltado a jovens negros que desejam ingressar em carreiras digitais; o Lideranças do Futuro, em parceria com o Instituto Four, para profissionais que almejam cargos de gestão; e iniciativas das universidades Anhanguera e Estácio, que disponibilizam bolsas para cursos livres em áreas estratégicas como tecnologia, comunicação e sustentabilidade. Outras formações incluem o MOVER Mundo, com bolsas de idiomas, e o MOVER Mais Negócios, realizado em parceria com o Sebrae, voltado a empreendedores negros.
A campanha conta com o apoio institucional do Ministério da Igualdade Racial e de mais de dez organizações que atuam com formação, inclusão e empregabilidade, entre elas Educafro, ID_BR, CEERT, Future in Black, Grupo Espaço Negro, Instituto Guetto, Empodera e Universidade Zumbi dos Palmares.