Texto: Divulgação
Neste mês, a Banda Oyáladê, formada por mulheres negras, realizará uma apresentação gratuita no Rio de Janeiro. Com a temática “Força Feminina”, o show acontece no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 29 de agosto, às 19h.
Com instrumentos percussivos e voz, o grupo percorre os ritmos do jongo, samba e coco, por meio de músicas autorais e releituras. O show é dividido em três partes que constroem uma narrativa. A primeira é o “Chamado”, que remete ao despertar da ancestralidade; seguida por “A Força”, que traz a temática da luta e resiliência do corpo negro; e, por fim, “O Festejo”, onde a resistência se transforma em celebração.
O show terá outras mulheres negras como convidadas: Maria Helena Sampaio, yalaxé do Afoxé Oyá Alaxé (Recife-PE), na apresentação da Arena Dicró; e Lazir Sinval, coordenadora do Jongo da Serrinha, no espetáculo da Tijuca. O show de estreia terá audiodescrição e ambas as apresentações contarão com intérprete de Libras.
A Banda Oyáladê foi formada em 2023, como uma extensão do projeto Mulheres ao Vento, iniciativa feminista negra e de base comunitária no Complexo da Maré. As integrantes são: Simonne Alves, Juliana Camila, Ingrid Machado, Márcia Guimarães, Tula Pereira, Marcela Pederneira, Kassandra Vapezi e Vanessa Machado.
Os ingressos deverão ser retirados no Sympla.