Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Caixa Cultural Brasília recebe exposição com fotografias sobre a cultura negra da Bahia

A abertura da mostra fotográfica "Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia" chega à capital federal em cinco de agosto
Imagem: Bauer Sá

Texto: Divulgação

Nos próximos dias um pedacinho da Bahia estará presente em Brasília (DF). Isso porque a Caixa Cultural da cidade receberá a abertura da mostra fotográfica “Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia”, no próximo dia 5 de agosto, ás 19h. O evento de lançamento contará com uma exclusiva visita guiada na presença do curador Bené Fonteles e de alguns dos fotógrafos que assinam a exposição. A entrada é gratuita. 

Resultado da pesquisa e organização do fotógrafo Marcelo Reis – coordenador do Instituto Casa da Photographia, sediado em Salvador (BA) -, a exposição abre o mês de Agosto, período de celebração do Mês da fotografia, e ficará disponível ao público na Caixa Cultural Brasília até o dia dois de novembro, mês da Consciência Negra. 

Cultura, identidade, resistência e história são algumas das linhas que costuram e dão forma à exposição que é fruto do livro “”Olhar Negro, Negro Olhar” de autoria de Marcelo Reis. Segundo o pesquisador e organizador, a exposição é um tributo à rica trajetória da fotografia baiana, reunindo registros de profissionais da fotografia, de diferentes origens étnicas. Profissionais que, “contribuíram e contribuem com a história da fotografia dos povos negros baianos, com a construção de uma imagem desta noção de baianidade a partir destes infinitos olhares”, declarou Marcelo.

Para esta exposição foram reunidos 23 artistas visuais de três gerações que registram o cotidiano da cultura da Bahia. São eles: Adenor Gondim, Amorin Japa, Andrea Fiamenghi, Arlete Soares, Arthur Seabra, Ayrson Heráclito, Bauer Sá, Christian Cravo, Cristina Cenciarelli, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Helen Salomão, Hirosuke Kitamura, Ismael Silva, Leila Chandani, Lucas Moreira, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Tacun Lecy, Vinicius Xavier, Voltaire Fraga, Zélia Gattai. A exposição conta a passagem histórica da fotografia nos templos, praias, ruas e afazeres da Bahia. Ao todo são pouco mais de 90 fotografias que apresentam de modo único o corpo, a memória e a espiritualidade baiana. 

A programação também conta com outras atividades:

Abertura da Exposição – 05 de agosto, 19h – Abertura da exposição com a presença do curador Bené Fonteles, do organizador Marcelo Reis, dos artistas convidados Bauer Sá, Andreia Fiamenghi, Cristina Cenciarelli e Leila Chandani.

Programa Educativo:

06 de agosto, 15h – Roda de Conversa com o Curador Bené Fonteles, com o organizador Marcelo Reis e os artistas convidados Bauer Sá, Andreia Fiamenghi, Cristina Cenciarelli, Leila Chandani.

Dia 07 de agosto, 10 – 12h, 14 até às 17h – Oficina fotográfica com o artista Bauer Sá, na ocasião os participantes terão a oportunidade de compreender como se dá o processo criativo do artista Bauer Sá. 20 vagas.

Dia 08 de agosto, 10 – 12h, 14 até 17h – Oficina de Processos alternativos com a artista Leila Chandani, na ocasião os participantes terão a oportunidade de compreender como se acontece o processo criativo e artesanal de feitura das peças artística em exibição na galeria Vitrine da Caixa Cultural de Brasília. 20 vagas.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress