Câmara aprova projeto que torna 20 de novembro, Dia de Zumbi e da Consciência Negra, feriado nacional

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro

Da Redação*

Imagem: @ErikaHilton/reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. Foram 286 votos contra 121, pela aprovação do Projeto de Lei 3268/21, que já foi aprovado pelo Senado e agora só depende da sanção presidencial. A data será chamada de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

O PL é uma proposta de autoria da recém-criada bancada negra da Câmara, formada no início deste mês de novembro. Os deputados que compõem a bancada almejam proporcionar uma oportunidade para que a data e suas reflexões possam ser mais efetivamente abordadas em ações de combate ao racismo contra a população negra no Brasil. Atualmente, o 20 de novembro é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades. Com a aprovação isso se estenderá para todo território nacional. 

A relatora do projeto, deputada Reginete Bispo (PT-RS), declarou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar suas ações pelo simbolismo da data. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”. Na votação, Reginete fez menção ao senador Paulo Paim, relator da proposta no Senado, e à deputada Benedita da Silva.

A deputada Carol Dartora (PT), integrante da bancada negra, celebrou a aprovação e enfatizou o objetivo de fechar esse mês de novembro com a lei sancionada. “Nosso objetivo é fechar esse mês com o feriado nacional da Consciência Negra para o reconhecimento dos mais de 300 anos da população escravizada no Brasil e da necessidade de superação do racismo estrutural.”

Outra integrante da bancada negra, Talíria Petrone (PSOL), celebrou a aprovação no X, antigo twitter. “Que momento importante para o povo negro, que através de medidas como essa pode preservar a nossa memória, história e luta. Viva Zumbi! Viva Dandara! Um viva à todos nós!”

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress