Por Jamile Novaes
No último domingo (5), o cantor Samuel Marques usou suas redes sociais para expor um episódio de racismo que sofreu em uma academia da rede Smart Fit, localizada no bairro da Graça, em Salvador (BA).
No vídeo publicado, Samuel aparece questionando um homem que não tem o rosto revelado, a respeito de um comentário que o suspeito havia feito anteriormente. O homem responde: “O Urso do Cabelo Duro”. O cantor pergunta se o personagem se parece com ele e a resposta é: “Não, lembra, assim, o cabelo”. Incomodado, Samuel continua questionando a comparação e o homem tenta terminar a conversa, dizendo: “É maluquice.”
Ao ser acusado de cometer racismo, ele se defende afirmando que não é racista e tem um genro negro a quem respeita muito. Samuel rebate, afirmando que isso não justifica e que eles não são amigos ou parentes.
O perfil oficial da Smart Fit chegou a publicar um comentário no vídeo, se solidarizando com Samuel e afirmando que a empresa não tolera nenhum tipo de preconceito. No entanto, o cantor relatou que procurou a recepção da academia para denunciar o ocorrido e que foi informado por um funcionário que outros clientes já reclamaram de comentários do mesmo homem, mas que nada havia sido feito porque ninguém chegou a gravar as falas.
Na manhã desta segunda-feira (6), Samuel registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin). A Polícia Civil investigará o caso como injúria racial, ouvindo testemunhas e analisando as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento na apuração.
“Quando denunciamos, mostramos que não vamos mais aceitar que a violência contra pessoas negras seja tratada com normalidade ou invisibilidade”, afirmou Samuel em suas redes sociais.