Cantora do grupo Melanina Carioca registra queixa contra Ana Paula Minerato por falas racistas

O caso tomou grande repercussão após o vazamento de áudios da ex-apresentadora, que deve ser intimada a prestar depoimento

Da Redação

Após ser vítima de racismo, a cantora Ananda, integrante do grupo Melanina Carioca, registrou uma queixa, nesta terça-feira (27), na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Rio de Janeiro (RJ), contra Ana Paula Minerato. Ananda foi alvo de racismo perpetrado por Ana Paula. O caso veio à tona após o vazamento de um áudio nas redes sociais no último domingo (24), no qual ela se referiu à cantora como “empregada de cabelo duro” e “neguinha”.

Em sua conta em uma rede social, a cantora falou sobre o registro da queixa e agradeceu o apoio do público. Ao portal G1, a titular da Decradi, a delegada Rita de Cássia Salim Tavares, afirmou que a suspeita deve ser intimada a prestar depoimento.

Nos áudios Ana Paula ofende a vítima com falas pejorativas e racistas. “Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro, você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha. Alguém ali, o pai ou a mãe, veio da África.”

Minerato, que era musa da escola de samba Gaviões da Fiel e apresentadora da Rádio Band FM, perdeu tanto o posto no carnaval quanto foi desligada da emissora, que se pronunciou sobre a atitude da colaboradora.

“As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, declarou a emissora.

A Gaviões da fiel publicou uma nota, onde informa o desligamento da ex-musa, repudia as falas e afirma que a atitude vai ao desencontro dos valores e princípios da escola. “Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente da Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade”, declarou a Gaviões.

Com um pedido de desculpas, Minerato se pronunciou em suas redes sociais nesta terça-feira (27). “Até quero pedir desculpa para todo mundo que se sentiu ofendido, porque realmente foi uma ofensa a uma pessoa que eu nem conheço. Então eu quero muito pedir desculpa para todo mundo”, declarou Minerato.   

Compartilhar

plugins premium WordPress