Texto: Divulgação
Homenageando a própria jornada, a cantora, rezadeira, e mestra da cultura popular Dona Salvadora, apresenta o projeto “Dona Salvadora -Cantos Ancestrais”. O espetáculo, com estreia no próximo dia 30 de outubro, gratuito e aberto ao público, traz para o centro da roda cantos ancestrais em forma de sambas, rezas, pontos e cantos de trabalho.
Nascida e criada em Taperoá, no interior da Bahia, Dona Salvadora aprendeu a cantar nas lavouras e nas casas de farinha da região. A artista trabalhou 50 anos como ambulante em feiras populares e traz na sua formação poética e musical manifestações culturais populares.
Serão realizados um show por mês, na Praça do Santo Antônio Além do Carmo. Em formato de roda, a artista apresentará em cada show um repertório diverso, acompanhada por uma equipe de músicos formada por Amadeu Alves (violão), Roberto Ribeiro (cavaquinho), Tito Fukunaga (flauta), Eliezer Freitas (percussão) e Emerson Barata (percussão) e Juliana Alves (voz). A direção musical é assinada por Amadeu Alves, músico e arranjador que acompanha Dona Salvadora há 15 anos.
Além da música, o projeto traz breves contações de história por Dona Salvadora, que apresentará trechos de sua trajetória de vida no palco. Entre versos, prosas e reflexões, o show propõe uma viagem no tempo, resgatando a história ancestral negra e indígena presente na construção do povo brasileiro.
O projeto Dona Salvadora – Cantos Ancestrais foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.