Texto: Divulgação
A Casa do Benin, em Salvador (BA), recebe o lançamento de Méjì, livro do pesquisador e artista Marcelo Ricardo, que aprofunda sua escrita na encruzilhada entre ancestralidade africana e poesia. O lançamento acontece no dia 12 de dezembro, às 18h. Como parte da programação, haverá uma conversa sobre seu processo criativo com a também poeta e escritora Louise Queiroz.
A obra reúne poemas e textos em prosa poética, entre notas, cartas, crônicas, ensaios e outros formatos, configurando-se como dois livros em um. “Eu aprendo a fazer poesia com as histórias que escuto em minha casa. Há muitas belezas nos ditos das mulheres negras que sustentam nossas tradições, na correria dos afazeres do dia a dia e para além das festas”, descreve o autor.
Méjì perambula por um pensamento bifurcado, tomando corpo, memória e história, e convocando seus leitores a encarar, como o autor, as palavras e seus múltiplos níveis de consciência, que moldam o ser e o estar da pessoa negra no mundo. Inspirado pelo princípio yorùbá, méjì, traduzido como “dois” ou “dupla”, também remete aos valores filosóficos dos Odu Ifá, compreendidos como uma potência interminável.
Ricardo amplia a noção de que pessoas negras, em seus diversos territórios, vivem um desencaixe marcado pela herança escravista e por sucessivos desencontros históricos.

De acordo o autor, a obra mantém os pés no chão do terreiro e avança com maturidade estética entrelaçada à cosmogonia que integra tempos e corpos. “Penso minha relação com a palavra como um compromisso com a minha ancestralidade. Para nós, pessoas de terreiro, a palavra é magia. Meus poemas testemunham como a gente se encanta e encanta o mundo com ela.”
O público poderá ter acesso a exemplares no local. O projeto foi contemplado nos editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal.
Serviço
Lançamento do livro Méjì, de Marcelo Ricardo
Quando: 12 de dezembro, às 18h
Onde: Casa do Benin (R. Pe Agostinho Gomes, 17 – Pelourinho, Salvador – BA)
.


