Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ceará inaugura primeira escola integral quilombola de Ensino Médio no município de Horizonte

EEMTI Antônia Ramalho da Silva nasce da luta do movimento quilombola e atenderá mais de 200 estudantes no distrito de Queimadas
Imagem: Secretaria da Educação (Seduc) | Governo do Estado do Ceará

Da Redação

O distrito de Queimadas, em Horizonte, no Ceará, celebra um marco histórico na educação. Foi inaugurada a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Quilombola Antônia Ramalho da Silva, a primeira escola quilombola do Ensino Médio em tempo integral do estado, de acordo com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A unidade, fruto direto da mobilização do movimento quilombola, atenderá mais de 200 estudantes.

A criação da escola representa não apenas a ampliação do acesso ao ensino, mas também o reconhecimento das identidades quilombolas e da importância da educação na valorização da cultura e da história do povo negro.

Para Aurila Quilombola, professora, coordenadora nacional da CONAQ e liderança no Ceará, o momento é de celebração coletiva. “Esse momento no Ceará é de mais que uma conquista (…) A escola chega para o fortalecimento da educação escolar quilombola”, afirmou em vídeo publicado no Instagram.

Aurila destacou ainda que a conquista é resultado de uma luta contínua da comunidade: “Tudo é fruto da luta, só a luta e a educação mudam a vida”. Para ela, a inauguração da EEMTI Antônia Ramalho da Silva simboliza resistência, esperança e transformação.

Com emoção, a liderança quilombola também fez questão de homenagear as pessoas que não desistiram ao longo do processo, cuja luta contribuiu para a inauguração do equipamento de ensino, no dia 18 de agosto. “Esse momento é de gratidão, alegria e de parabéns às lideranças que não desistiram dessa luta”, disse.

Com investimento de R$12,9 milhões, a nova escola oferece uma estrutura que inclui quatro salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta, além de jardins, áreas de convivência, refeitório, cozinha e espaços acessíveis. A EEMTI Antônia Ramalho da Silva busca valorizar a identidade quilombola ao propor um currículo que nasce das experiências da comunidade, organizado em oito eixos: memória, oralidade, comunidade, territorialidade, ancestralidade, tecnologias, saúde da população quilombola e protagonismo da mulher quilombola.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress