Texto: Divulgação
A segunda edição do projeto “Cinelab Blackout” está com inscrições abertas para mulheres periféricas. A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença de mulheres periféricas na área audiovisual. A ação oferece três cursos online: Produção Executiva com Nina Novaes, Direção Cinematográfica com Camila de Moraes e Roteiro com Ceci Alves. O projeto também oferece atividades de Desenvolvimento Profissional, ministradas por Kelly Vilela, e aulas sobre Acessibilidade no Cinema, com Eurides Nascimento.
As candidatas devem ter a idade mínima de 15 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link, e permanecerão abertas até o preenchimento total das vagas. A seleção será realizada com base na carta de intenção. A atividade é prioritária para estudantes de baixa renda e metade das vagas será destinada a alunas oriundas de escolas e instituições públicas.
As aulas terão início no dia 6 de novembro e ocorrerão no período noturno, das 19h às 22h, com término previsto para dezembro deste ano. Cada curso contará com quatro aulas, e as turmas terão 20 participantes. A proposta deste ano inclui uma carga horária total de 21 horas.
O Cinelab Blackout é idealizado pelos cineastas Danilo Stael e Nane Sacramento. Para Stael, a iniciativa é uma oportunidade única de colocar mulheres periféricas em posição de protagonismo no audiovisual. “Queremos abrir portas e oferecer ferramentas para que elas criem seus próprios caminhos na indústria cinematográfica. Nosso objetivo é fomentar talentos e gerar uma transformação estrutural no setor”, afirmou o co-idealizador.
O projeto “Cinelab Blackout” foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.