Texto: Divulgação
Nos dias 19 a 25 de setembro, acontece a 11ª edição da XI Feira Literária da Zona Sul de São Paulo (FELIZS). O evento é gratuito e deve ocupar escolas, bibliotecas, centros culturais, Sesc Campo Limpo e outros espaços.
A edição deste ano presta homenagem a Ana Dias, símbolo da resistência popular na Zona Sul de São Paulo. Ativista, educadora popular e liderança de um grupo de mães, Ana é viúva de Santo Dias, operário e líder sindical assassinado pela ditadura militar em 1979, durante um piquete grevista em Santo Amaro. Após a tragédia, ela assumiu o compromisso de manter viva não apenas a memória do marido, mas a continuidade de sua luta por justiça e direitos.
Uma das propostas desta edição é estabelecer as continuidades entre as experiências do período ditatorial e os dias atuais nas periferias. A programação vai incluir atividades diversas como saraus, encontros com autores, shows, performances, conversas literárias e oficinas. Entre os convidados confirmados estão Ana Dias, Bel Santos Mayer, Lilia Guerra, Cidinha da Silva, Jennyfer Nascimento, Marcelino Freire e shows de Lenna Bahule com Ermi Panzo, Grupo Cupuaçu, Jonatas Petroleo, Grupo Candearte, Bloco Afro É Di Santo, Vitor da Trindade e Geraldo Magela. O tradicional Sarau do Binho também se apresentará, e desta vez com uma apresentação extra no Museu da Língua Portuguesa.
Iniciado em 2018, o projeto Moeda Literária é uma das iniciativas de maior impacto da FELIZS. Sua missão é dupla: fomentar a leitura e apoiar o setor literário. Para isso, ele fornece recursos dedicados a estudantes, professores de escolas públicas e mediadores de leitura, permitindo que eles adquiram livros diretamente dos expositores durante a feira. A campanha de arrecadação está aberta e a doação pode ser feita pelo site Benfeitoria. A programação completa pode ser conferida no site do evento.