Por Karla Souza
Uma gravação divulgada anonimamente revelou a agressão de uma criança de 4 anos pelo diretor da escola infantil Jardim Escola Arco Íris do Gramacho, em Duque de Caxias (RJ). O caso, ocorrido no ano passado, foi denunciado na última segunda-feira (10), depois que a mãe do garoto recebeu o vídeo por meio de um perfil fake nas redes sociais.
As imagens das câmeras de segurança mostram o menino com o rosto virado para a parede, sendo amparado por uma professora. Em seguida, um homem identificado como Ananias Nogueira, 70, diretor e dono da unidade, surge na gravação, puxa o braço da criança com força, causando sua queda, e depois a ergue e a sacode contra a parede antes de jogá-la ao chão.
A mãe da criança relatou que o filho apresentava comportamento alterado, chorava ao ser levado para a escola e chegava em casa com marcas no corpo. Em resposta às queixas da família, a escola apresentou um relatório recomendando que o aluno só retornasse se estivesse medicado e “mais calmo”. Diante das suspeitas, os pais optaram por trocar o filho de escola em abril de 2024.
Com a repercussão do vídeo, Ananias foi afastado do cargo e substituído pelos filhos. Em nota, a direção da escola afirmou que repudia qualquer ato de violência e classificou o agressor como “colaborador” da instituição. A nota diz que um processo interno foi instaurado para apuração do caso.
O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias) e está sob investigação. O Conselho Tutelar acompanha o processo, enquanto os pais aguardam a responsabilização do agressor.