Por Catiane Pereira*
Uma das três crianças desaparecidas desde o último domingo (4) na comunidade quilombola de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, no interior do Maranhão, foi encontrada com vida na tarde desta quarta-feira (7). Wanderson Kauã, de oito anos, foi localizado em um povoado da zona rural do município após 4 dias de buscas.
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o menino foi encaminhado ao Hospital Geral de Bacabal, onde recebeu atendimento médico e apresentou quadro clínico estável. Wanderson teria sido encontrado por um carroceiro em uma área próxima ao local do desaparecimento.
Os irmãos Ágata Isabelle, de seis anos, e Allan Michael, de quatro anos, que são primos de Wanderson, continuam desaparecidos. De acordo com a família, os três costumavam brincar juntos e foram vistos pela última vez por volta das 15h de domingo, quando saíram para brincar em uma área de mata próxima ao quilombo.
Desde o desaparecimento, equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Civil atuam nas buscas. A operação conta com helicóptero, drones com sensor de calor e cães farejadores, além de varreduras em regiões de mata e áreas alagadas.
Antes da localização do filho, o pai de Wanderson informou que o menino conhecia bem a região, por acompanhá-lo em percursos pela área rural. Segundo o responsável, a criança é autista. As autoridades não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias em que o menino foi encontrado.
Durante as investigações, um homem chegou a ser detido na terça-feira (6), mas a Polícia Civil informou que a prisão não tem relação direta com o desaparecimento das crianças. Ele foi preso em cumprimento a um mandado por tentativa de estupro contra uma adolescente, em outro caso, e nega envolvimento no sumiço das crianças.
As buscas por Ágata Isabelle e Allan Michael seguem em andamento. A polícia pede que qualquer informação que possa ajudar na localização das crianças seja repassada às autoridades.
*Com informações do G1 MA


