Texto: Divulgação
O documentário Razões Africanas, do diretor Jefferson Mello, chega ao Brasil no próximo dia 21 de novembro. A obra audiovisual nasce a partir da diáspora africana para abordar a herança africana que produziu 3 ritmos musicais: o jongo, a rumba e o blues.
Razões Africanas teve sua primeira exibição na Angola, no dia 1º de novembro. efferson Mello, destaca a importância da reparação histórica e do diálogo intercultural, valorizando tradições e culturas. “A narrativa começa em Angola e percorre o caminho dos congoleses, abrangendo Brasil, EUA, Cuba, Congo e Mali, oferecendo um retrato profundo e íntimo desses gêneros musicais e sua identidade cultural”, explica o diretor.
Produzido pela Tremè Produções, traz três personagens que trazem à luz cada um dos ritmos: a brasileira Lazir Sinval (jongo), a cubana Eva Despaigner (rumba) e o americano Terry ‘Harmonica’ Bean (blues)
“A expectativa é que as pessoas fiquem emocionadas porque, atualmente, o jovem está muito mais impactado pelos novos ritmos do que pelos que já são consolidados e pouco sabem dessa ancestralidade. E um dos nossos objetivos é apresentar aos jovens africanos, o quanto a África é importante no cenário musical mundial”, finaliza Jefferson Melo.
A produção foi premiada como melhor Documentário Especial no Festival Cinema on the Bayou, nos Estados Unidos, e como melhor documentário no Festival Internacional de Cinema Africano, na Argentina.