Texto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a Jornada pelas Juventudes Negras, uma iniciativa do Em Movimento e do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa). Serão selecionadas 10 jovens mulheres negras para uma jornada que inclui formação política, apoio financeiro e participação na Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que acontece em Brasília no dia 25 de novembro deste ano.
Poderão se inscrever mulheres cis, trans e travestis negras de 18 a 29 anos de idade, que morem no Brasil e participem de uma organização ou grupo que já esteja estabelecido há um ano, no mínimo, e que tenha um orçamento anual inferior a R$ 100 mil. A mulher que se inscrever também deverá ter disponibilidade para participar dos encontros online que acontecerão nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro e no dia 6 de novembro, além de estar disponível para estar em Brasília no dia 25 de novembro, com deslocamento nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
As selecionadas vão receber financiamento para ir à 2ª Marcha das Mulheres Negras, com custos de deslocamento, alimentação e hospedagem cobertos pelo projeto. Além disso, as jovens terão acesso a materiais didáticos em formato impresso ou digital; participação ativa e remunerada, no valor de R$1.000,00 (mil reais) destinados à organização da jovem selecionada, para a construção da Jornada; e inserção no bloco político de jovens mulheres negras.
As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de setembro pelo formulário disponível neste link. O resultado das selecionadas será divulgado no dia 6 de outubro. Para mais informações sobre a Jornada, acesse o edital.