Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Editora Organismo promove agenda de eventos com foco na literatura negra para celebrar seus 12 anos

Lançamento literário e roda com escritoras negras compõem a agenda comemorativa na Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

Fundada no bairro da Liberdade, em Salvador (BA) — território de forte presença afrodescendente, rica diversidade cultural e intensa vida comunitária —, a Editora Organismo celebra 12 anos de atuação em 2025. Com mais de 120 títulos publicados, sendo mais de 80% de escritoras e escritores negros, em sua maioria mulheres, a Organismo é  reconhecida nacionalmente e tem obras finalistas de prêmios como o Jabuti e o Oceanos. 

Para celebrar essa história, a editora promove uma agenda comemorativa gratuita. A programação começa na próxima quinta-feira (17) às 18:30h, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o lançamento do livro Modernismo Negro, de Jorge Augusto — intelectual, poeta, professor e fundador da Organismo. A obra propõe uma releitura da modernidade brasileira a partir de perspectivas negras e periféricas, tendo como ponto de partida a literatura de Lima Barreto. O título integra a coleção “NaEncruza”, da Editora Segundo Selo, braço editorial da Organismo.

A noite contará com pocket show de Silvana Carvalho e Daniel Santana, leitura de trechos da obra e bate-papo com o autor e convidados: Fernanda Miranda, Henrique Freitas e Osmundo Pinho, com mediação da escritora Vânia Melo. O livro estará à venda no local.

“A editora completa 12 anos atravessando os mesmos desafios enfrentados pela classe trabalhadora, pela população negra e demais grupos minoritários, neste país: a luta diária pela existência. Ao mesmo tempo em que resiste, a Organismo constrói uma história importante para a publicação negra e periférica na Bahia e no Brasil”, afirma Jorge Augusto.

Encerrando a agenda, no dia 22 de abril às 19h será realizada a roda literária “Ciranda DasPretas: outros versos da Bahia”, com a presença das escritoras Silvana Carvalho, Anajara Tavares, Vânia Melo, Kota Gandaleci e Patrícia Silva, sob mediação da professora Ana Carla Portela. O encontro também acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, e celebra o legado coletivo e a força da escrita negra feminina no estado.

“Mesmo diante de tanto trabalho, ainda é comum que eventos literários resistam em incluir editoras baianas. A ausência de políticas públicas efetivas voltadas ao fortalecimento do livro e da leitura fragiliza a atuação de várias editoras do estado”, pontua Fernanda Santiago, Sócia e Editora da Segundo Selo.

Programação

17 de abril (quinta-feira)

Lançamento do livro Modernismo Negro, de Jorge Augusto

Com: Pocket show de Silvana Carvalho e Daniel Santana, leitura, bate-papo e convidados especiais

22 de abril (terça-feira)

Ciranda DasPretas: outros versos da Bahia

Com: Silvana Carvalho, Anajara Tavares, Vânia Melo, Kota Gandaleci e Patrícia Silva
Mediação: Ana Carla Portela

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress