Texto: Divulgação
Com o objetivo de destacar o protagonismo de mulheridades negras nordestinas, acontece entre os dias de 25 a 27 de julho, em Campina Grande (PB), a IIª edição do Enegrecida Festival. O evento celebra o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela.
O festival acontece no Teatro Rosil Cavalcanti. No primeiro dia, haverá uma roda de conversa com o tema “Estratégias de liderança negra: mulheres negras transformando o futuro”. A roda será composta pela vereadora Jô Oliveira, Ivonildes Fonseca (vice-reitora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Priscila Rocha (coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes – DCE da UEPB) e a Ialorixá Mãe Iara de Ogum. O encerramento do primeiro dia do festival contará com a apresentação do Grupo de Mestre Benedito com Mestra Teca.
No segundo dia de festival, o tema da mesa será “Vozes Plurais: Diálogos sobre Escrita, Corpo e Cura na perspectiva delas”, com mediação de Thais Pereira e as convidadas Odailta Alves (escritora), Iasmin Mendes (uma das organizadoras da Feira Literária de Campina Grande – FLIC), Lama (Cordel e Slam) e Ewe Lima (Dança e Capoeira Angola). A programação também inclui a entrega dos kits de livros do projeto Negritudes em Rede para escolas públicas selecionadas.
O último dia do Enegrecida começa no Centro de Arte e Cultura (CAC) da UEPB, a partir das 08h. O público poderá participar de oficinas com os temas “Versos Ancestrais”, “Corpo Mandinga: Movimento e memórias no jogo da dança” e “Baixa Costura: criando estratégias de um Futuro Vivo”.
O encerramento do evento será no Quintal do Tenebra, a partir das 19h, com o Enegrebaile, com ingressos sociais a R$10. Para mais informações, acessar o Instagram do @enegrecida.
O Enegrecida nasceu em 2017, como um trabalho de conclusão de curso da produtora cultural campinense Carol Brito, com o objetivo de promover debate sobre o protagonismo feminino negro através das artes e incentivar atividades de fomento à arte e cultura popular negra. A primeira edição do Enegrecida Festival ocorreu em 2022, também em Campina Grande, oferecendo oficinas gratuitas de dança, fotografia e escrita criativa.
Confira a programação completa:
Quinta-feira (25/07)
Local: Teatro Rosil Cavalcanti
18h30: Abertura do evento com apresentação de Dorot e falas de abertura.
19h00: Roda de conversa com o tema “Estratégias de liderança negra: mulheres negras transformando o futuro”.
20h30: Apresentação do Grupo de Mestre Benedito com Mestra Teca.
Sexta-feira (26/07)
Local: Teatro Rosil Cavalcanti
19h00: Roda de conversa com o tema “Vozes Plurais: Diálogos sobre Escrita, Corpo e Cura na perspectiva delas”.
20h30: Entrega dos kits de livros do projeto Negritudes em Rede para escolas públicas selecionadas.
21h00: Espetáculo teatral: Clamor Negro.
Sábado (27/07)
Local: Centro de Arte e Cultura (CAC) da UEPB
08h00 às 09h30: Oficina “Versos Ancestrais” com Odailta Alves.
10h00 às 11h30: Oficina “Corpo Mandinga: Movimento e memórias no jogo da Dança e da Capoeira Angola” com Ewe Lima.
14h00 às 17h00: Oficina “Baixa Costura: criando estratégias de um Futuro Vivo” com Dorot e Witch.
19h00: Enegrebaile, no Quintal do Tenebra.
Shows de abertura com SLAM Enegrecida.
20h30: Vogue Jam com Casa Baixa Costura.
21h30 às 23h00: Jéssica dos Teclados.
23h00 às 23h30: DJ Kaótyka.
23h30 às 00h30: Bixarte.
00h30 em diante: DJ Kaótyka.