Espetáculo “Ancestralidade em Movimento” chega ao Teatro Castro Alves, em Salvador (BA)

Com direção e concepção da coreógrafa Edileuza Santos, a apresentação acontecerá de 20 a 23 de agosto,  na Sala do Coro do TCA

Texto: Divulgação

Nos próximos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, às 20h, a Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), receberá o espetáculo “Ancestralidade em Movimento”. A apresentação é uma obra-prima do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com direção e concepção da professora e coreógrafa Edileuza Santos.

Dialogando com as tradições negro-africanas da Bahia, o espetáculo envolverá o público em uma estética de ancestralidade, força, fé e afeto. Isso porque “Ancestralidade em Movimento” é fruto da pesquisa “Corpo Tambor. Um Novo Olhar da Dança de Expressão Negra”, que dialoga com a carreira de Edileuza Santos enquanto bailarina e coreógrafa. 

“É um espetáculo ritualístico dentro do universo holístico  em que tudo gira em torno do cosmo que é o sentido do àse, onde o movimento do círculo representa a criação e a recriação de vida, são representações imagéticas onde se concentra o àse da nossa existência”, detalha Edileuza.

Os intérpretes Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jara, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro serão os responsáveis por conduzir a plateia no espaço-tempo em direção aos “mergulhos nas águas yabás das memórias”, como destaca a equipe. A trilha sonora, que tem direção e produção de Gilberto Santiago, foi composta pelas mãos  de músicos-performers percussionistas – Lucas de Gal, Caroline Mota,  Ângelo Santiago e convidado Léo Jesus.

“O deixar- se levar pelos gestos e expressões dos dançarinos, pela condução falada da coreógrafa, pelos pontos enfatizados por ela, bem como pela constante presença de um cantar ritmado, com o qual ela conduzia as aulas e muitas vezes, gestos da cena. O uso por parte dela, de expressões vibrantes e metáforas em representação aos movimentos e cenas, também alimentou a criatividade e imaginação musical”, finaliza Gilberto Santiago.

FICHA TÉCNICA

Concepção, Direção e Coreografia: Edileuza Santos

Direção e produção Musical: Gilberto Santiago

Trilha /Músicos: Gilberto Santiago, Lucas de Gal, Caroline Mota,  ngelo Santiago

Músico convidado: Léo Jesus

Intérpretes Criadores: Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jara, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo, Uiliane Monteiro

Produção: Laís Cavalcanti e Ináira Gomes

Assessoria de Imprensa: Rafael Brito | Nsanga Comunica 

Design Gráfico: João Sobral

Sonoplastia: Ivo Conceição

Concepção cenográfica: Edileuza Santos

Realização cenográfica: João Teixeira

Iluminação: Thelma Gualberto

Figurino: O Grupo

Adaptação de figurino: Clara Elisa Miranda

Preparação Corporal: Cecília Bastos, Edileuza Santos e Lenira Rangel

Voz: Joseh Jara

Texto adaptado de Ailton Krenak: Edileuza Santos

Imagem de tela Sankofa: obra cedida pelo artista plástico Ronaldo Ferreira

Compartilhar

Deixe um comentário

plugins premium WordPress