Exposição vai selecionar 10 artistas negros para executar obras que repensem o Brasil

Cada artista selecionado vai receber R$ 4.500 para executar o projeto. As obras têm previsão de serem exibidas no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro em outubro deste ano

Texto: Divulgação

A exposição “Constituinte do Brasil Possível” está com edital aberto e vai selecionar 10 propostas artísticas inéditas, de pessoas com idade a partir de 18 anos, autodeclaradas negras. A iniciativa visa trabalhar a “reimaginação” histórica da população negra brasileira, indo em oposição ao curso da História Oficial.

Compõem o corpo de criação, a diretora e produtora executiva Mariana Luiza, em colaboração com as professoras Ana Flávia Magalhães Pinto e Thula Pires. Mariana explica que a exposição é uma proposta de exercício de imaginação histórica para o Brasil.

“Convocamos artistas negros a imaginarem projetos para o Brasil a partir de personagens negros invisibilizados pela História oficial. E se no dia seguinte a abolição da escravidão, uma nova Constituinte fosse convocada para o Brasil com a participação ativa de pessoas negras?” 

Ela acrescenta que o desejo é inspirar fabulações históricas de todos os excluídos do contexto histórico de nação branca, patriarcal e eurocêntrica que se construiu e ainda está em curso no Brasil.

O edital é aberto para diversas linguagens artísticas, como: pintura, escultura, impressão 3d, gravura, fotografia, indumentária, artesanato, arte gráfica, xilogravura, poesia visual, arte postal, zine, performance, grafite, lambe-lambe, colagem, foto performance, artes integradas entre outras.

Cada artista selecionado vai receber R$ 4.500 para execução do projeto. As obras têm previsão de serem exibidas no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro em outubro deste ano. 

As inscrições estão abertas até o dia 26 de junho, são gratuitas e devem ser realizadas através do seguinte formulário online, até o dia 26 de junho de 2024, às 23h59. O resultado será divulgado no site www.linhadecor.com e nas redes sociais do projeto no dia 15 de julho de 2024.

Ao preencher o formulário, o artista deve encaminhar um portfólio, uma proposta artística e um vídeo que deve ter de um a quatro minutos, que responda à pergunta: “Como sua obra pode contribuir para o imaginário de um Brasil possível?”.

Cada proposta artística deve ser descrita de maneira minuciosa, com a explicação sobre a linguagem que o candidato pretende adotar. Para mais informações, o candidato deve acessar o edital da chamada pública.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress