Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festival Pernambucano de Literatura Negra disputa Prêmio Jabuti, nesta segunda-feira (27)

A iniciativa é a única do Norte e Nordeste a concorrer pela categoria Fomento à Leitura. A premiação acontecerá na noite desta segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão online pelo canal da CBL no Youtube
Imagem: Divulgação

Por Elizabeth Souza

“É o reconhecimento da força e da importância das nossas histórias.” Com essas palavras, a jornalista, escritora e idealizadora do Festival Pernambucano de Literatura Negra, Jaqueline Fraga, comemora a indicação da iniciativa entre os finalistas da 67ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Fomento à Leitura. Os vencedores serão anunciados nesta segunda-feira (27), a partir das 19h, em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão online pelo canal da Câmara Brasileira do Livro (CBL) no YouTube

“É o reconhecimento por um trabalho realizado com muita dedicação, afeto, enfrentando inúmeros desafios, e que busca ser fonte de inspiração e resistência. É uma das notícias mais especiais do ano para a gente”, destaca Jaqueline. “Quem sabe tenhamos a alegria de encerrar esse enredo com o melhor desfecho possível? A torcida está grande.”

O Festival Pernambucano de Literatura Negra é a única iniciativa das regiões Norte e Nordeste indicada na categoria de Fomento à Leitura, do Prêmio Jabuti. Tendo realizado sua 5ª edição nos dias 04 e 05 de outubro, com o tema “Mulheres Negras no Centro da Literatura”, o evento é espaço de potência e afeto, por onde já passaram nomes como Odailta Alves, Inaldete Pinheiro, Joaninha Dias, Rosângela Nascimento, Fabiana Moraes, Karinne Costa e Bell Puã. Este ano, o Festival integrou, pela primeira vez, a programação da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. 

“Realizar o Festival permite colocar a escrita, e também a oralidade, de artistas negros no centro do palco. Permite que tenhamos o espaço, o destaque e a valorização que sempre merecemos. Mas que por muito tempo não tivemos a chance e o direito de ter”, conclui Jaqueline.  

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress