Texto: Divulgação
Após três anos de pausa, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (FTNsp) realiza sua quarta edição entre os dias 17 e 26 de outubro de 2025. A programação, totalmente gratuita, ocupa espaços como Itaú Cultural, Sesc 24 de Maio, Sesc Bom Retiro, Complexo Cultural Funarte SP e o Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), com recursos de acessibilidade.
Pela primeira vez, o festival traz espetáculos internacionais, inspirados no conceito de “Améfrica Ladina” da intelectual Lélia Gonzalez. De Cuba, o grupo Ritual Cubano Teatro apresenta Kid Chocolate, protagonizado pelo ator Jorge Enrique Cabellero Elizarde e baseado na vida do boxeador homônimo. Da Colômbia, a Fundación Afrocolombiana Casa Tumac estreia no Brasil com Atarugao Rostros Invisibles, obra que mistura dança contemporânea, teatro e música afro-colombiana para narrar os desafios de homens negros que migram em busca de oportunidades.
A programação nacional reúne montagens inéditas em São Paulo, como Danúbio (DF), Vamos pra Costa? (BA) e Gotas de Saberes (RR), além de espetáculos como Herança (MG), que celebra os 50 anos de carreira do músico e ator Maurício Tizumba, e Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica (SP), que aborda disputas de narrativas em um Brasil alternativo. O evento também inclui rodas de samba, atividades para o público infantil e o Quilombo Artístico-Pedagógico, com oficinas, residência artística e debates.
Criado em 2019, o festival homenageia permanentemente a atriz Ruth de Souza (1921-2019), referência no teatro, cinema e televisão brasileiros. A curadoria é de Gabriel Cândido, idealizador do evento, e da pesquisadora Soraya Martins.