Festival Ferrovias está com inscrições abertas para criadores audiovisuais, diretores ou cineastas do Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA)

O Ferrovias é o primeiro festival de cinema voltado para o Subúrbio Ferroviário de Salvador e recebe inscrições até o dia 20 de junho

Texto: Divulgação

O Festival Ferrovias está com inscrições abertas para criadores audiovisuais, diretores ou cineastas do Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), até o dia 20 de junho.

Em sua segunda edição, o Ferrovias tem como proposta abrir espaço para obras audiovisuais que pensam as questões do território e enfatizar a potência criativa dessa região histórica da capital baiana. As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento de um formulário online, através do site do Festival Ferrovias. Os projetos serão avaliados por uma equipe de curadores com trajetória diversa no audiovisual da região do Subúrbio, da cidade de Salvador e da Bahia.

Podem ser inscritos curtas com até 30 minutos de duração e longas-metragem de até 60 minutos ou mais. Cada cineasta ou produtor audiovisual selecionado no Ferrovias irá receber um prêmio de R$ 400.

O Festival recebe, prioritariamente, obras de nascidos ou moradores do Subúrbio. Entretanto, pessoas de outras regiões de Salvador também podem se inscrever no festival, desde que os filmes submetidos tenham temática voltada para o território ou que tenham sido gravados no Subúrbio.

Da margem ao centro

Por 162 anos, os trens que atravessaram o Subúrbio de Salvador transportaram, diariamente, mais de 14 mil pessoas. As histórias e a herança dessas pessoas marcaram o tempo e construíram a riqueza de uma região que, por vezes, tem a importância menosprezada no contexto geral da cidade.

O Festival Ferrovias centraliza artistas e histórias deste território. Na primeira edição do projeto, 80% das obras inscritas contaram com a participação de pelo menos uma pessoa do Subúrbio. 

“[A participação no festival] foi importante para mim porque representei parte da comunidade em que eu moro. É importante levar as pessoas daqui da comunidade e [mostrar] esse trabalho que é feito aqui”, destacou Ítalo Rodrigues, que é morador do bairro de Plataforma, sobre a importância do projeto em sua trajetória. O curta documental “O peixe”, dirigido por Ítalo, foi  uma das obras selecionadas na 1ª edição do Ferrovias e já foi exibida em outros festivais de cinema, como os festivais Felino Preta e Latinidades Negras.

O projeto Ferrovias: Festival de Cinema do Subúrbio (IIª Edição) foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, do Governo Federal.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress