Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festival gratuito exalta cultura periférica no Parque Glória Maria no Rio de Janeiro

Evento reúne arte, música, poesia e formação artística com foco em corpos dissidentes e cultura das periferias
Imagem: Divulgação

Texto: Divulgação

O Parque Glória Maria, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro — Rua Murtinho Nobre, 169 — será palco da 2ª edição do Festival Artes em Redes, que acontece entre os dias 12 de julho e 3 de agosto. Gratuito e aberto ao público, o evento reúne uma programação diversa com shows, oficinas, exposições, batalhas de rima, slam e apresentações nas áreas da música, dança, teatro, performance, literatura e artes visuais.

Com foco na cultura periférica, o festival busca valorizar saberes, estéticas e práticas de artistas historicamente marginalizados nos circuitos culturais formais. A proposta é promover encontros entre diferentes linguagens artísticas e incentivar a experimentação, tendo como eixo central a visibilidade de corpos dissidentes e a democratização do acesso à arte.

Além das apresentações, o evento também investe em formação por meio da Residência Artística “Masculinidades Negras e Indígenas”. Os selecionados, que serão divulgados no dia 7 de julho, poderão desenvolver uma obra inédita que será apresentada no encerramento do festival. Outras chamadas públicas contemplaram artistas para pocket-shows, exposições e mostra artística, também com pagamento de cachês.

Segundo a organização, a seleção dos artistas seguiu critérios afirmativos. Foram priorizados trabalhos de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, periféricas e com deficiência.

A equipe do projeto também é formada majoritariamente por artistas periféricos, que atuam como produtores, curadores e gestores culturais. De acordo com a organização, o festival se compromete com a sustentabilidade social e cultural, investindo na documentação dos processos, na formação de redes e no compartilhamento público dos resultados.

Criado em 2019 com apoio da Decult/UFRJ, o Festival Artes em Redes surgiu da necessidade de criar espaços seguros e criativos para artistas dissidentes. “O festival se consolida como uma plataforma transdisciplinar que articula diferentes linguagens a partir da perspectiva da cultura periférica, expandindo narrativas e formas de pertencimento”, afirma Vitória Pedro, uma das idealizadoras do projeto.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress