Texto: Divulgação
A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) está com inscrições abertas para escritores (as), quadrinistas, cordelistas e ilustradores (as) que desejem lançar suas obras e realizar sessão de autógrafos durante a 13ª edição do evento. Serão selecionados 20 autores que irão compor a programação do Espaço Casa dos/das Autores e Autoras Baianas no dia 24 de outubro. As inscrições podem ser realizadas até 22 de setembro por meio do formulário disponível no site www.flica.com.br.
A curadora da Casa dos/das Autores e Autoras Baianas, Dinalva Melo, destaca que o espaço é pensado para gerar visibilidade a escritores e escritoras ainda não tão conhecidos no cenário literário nacional. O regulamento da chamada pública estabelece ainda uma reserva de 10% de vagas para pessoas com deficiência (PCD), 10% para pessoas negras e 5% para indígenas.
“Compreendemos que essa seria uma forma de compensação por todo o processo discriminatório que os povos originários e negros sofreram ao longo do processo de instalação e de consolidação brasileira”, afirma Dinalva.
As pessoas interessadas, além de preencher o formulário disponível no site oficial da Flica, devem enviar a ficha de inscrição, foto, portfólio-biografia e capa do livro em alta definição para o e-mail editalflica2025@gmail.com. O resultado da chamada será divulgado no dia 5 de outubro no perfil da Flica no Instagram. Além das 20 pessoas selecionadas, outras 5 serão convocadas como suplentes.
A Flica 2025 acontece entre os dias 23 e 26 de outubro na cidade de Cachoeira (BA), com entrada gratuita. Além da Casa dos/das Autores e Autoras Baianas, a programação estará distribuída em outros espaços, como a Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica, Palco Ritmos e Palco Raízes. Nomes como Vovó Cici de Oxalá, Russo Passapusso, Luana Souza, Bárbara Carine, Tia Má e Rita Batista estão confirmados para esta edição, que traz o tema “Ler é Massa!”.
Mais informações sobre a chamada pública e programação estão disponíveis no perfil @flicaoficial no Instagram.