Da Redação
Com o intuito de “levantar o véu do esquecimento”, a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco lançaram a coleção “Rebeliões Populares”, onde são retratadas lutas históricas e insurgentes no Brasil. Integrando a coletânea, “Malês 1835 – Negra Utopia”, do sociólogo Fábio Nogueira, conta a história de uma das insurreições mais importantes do país e está disponível gratuitamente para download no site da Fundação em formato PDF e Mobi.
Dividido em nove capítulos, o livro narra a trajetória histórica da Revolta dos Malês. Liderada por negros mulçumanos, a Revolta aconteceu em Salvador (BA), em 25 de janeiro de 1835, e foi composta por africanos escravizados e libertos que queriam o fim da escravidão e a derrocada do catolicismo a fim de poderem expressar a religião islâmica livremente.
“Foi no ato de conspirar e rebelar-se que a utopia negra malê ganhou forma, tornou-se capaz de dar àqueles sujeitos a perspectiva completa de sua própria potência”, diz trecho do livro. A revolta terminou sendo reprimida e seus líderes foram capturados e torturados, mas o levante organizado entrou para a história como um dos principais símbolos da resistência negra no Brasil,
A coleção “Rebeliões Populares” também conta com outros títulos, como “Cabanagem – Revolução Amazônica” e “1910: A revolta dos Dragões Negros”, que aborda a Revolta da Chibata. Todas as publicações estão disponíveis gratuitamente.