Texto: Divulgação
O 1º Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra será realizado entre os dias 20 e 21 de setembro no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia (GO). Com uma programação que reúne shows, mostra de curtas-metragens, oficinas e feira de afroempreendedoras, o evento tem como objetivo celebrar mulheres que movem a cultura negra no Centro-Oeste do Brasil, a partir de diferentes linguagens e movimentos artísticos. A entrada é gratuita, mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Os ingressos podem ser retirados no Sympla.
Em sua programação, o Festival Diaspóricas homenageia Anadir Cezario e Maria Marta Cezaria, fundadoras da ONG Dandara no Cerrado e referências na luta contra o racismo e o sexismo no estado de Goiás. As ativistas negras dão nome à Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras e à Mostra Marta Cezaria de Curta-Metragem. Na mostra, serão exibidos 12 curtas-metragens de ficção, documentários e obras experimentais finalizados entre 2021 e 2025 por cineastas negras cis e trans de todo o Brasil. Sete dos filmes selecionados foram produzidos no Centro-Oeste. Após as sessões, serão realizadas rodas de conversa com as cineastas goianas presentes.
“É importante que artistas negras se celebrem e se reconheçam nos trabalhos umas das outras. O Festival vem para a gente olhar pras nossas potencialidades e é pensando como uma forma de incentivo a novas produções artísticas e intelectuais”, explica Ana Clara Gomes, diretora e idealizadora do projeto.
O festival nasceu a partir da websérie de mesmo nome, que apresenta musicistas negras da região e aborda a música como expressão de resistência diante do racismo, sexismo e outras violências. Além de duas temporadas da websérie, o projeto produziu dois longas-metragens. Também foram criados shows a partir do encontro entre as musicistas de cada temporada.
Durante os dois dias de festival, artistas negras que participaram das duas primeiras temporadas da série, se apresentarão no Palco Afrogoianidades. No primeiro dia, sobem ao palco a cantora e violonista Érika Ribeiro com a percussionista Letícia Romano, da banda Mundhumano e o quarteto “Diaspóricas – o show”, formado por Érika, Nina Soldera, Sonia Ray e Lene Black. No segundo dia, se apresentam Flávia Carolina e banda, o grupo Dona da Roda e o espetáculo “Diaspóricas 2 – o show”, com Kesyde Sheilla, Maximira Luciano, Flávia Carolina e a MC Inà Avessa, artistas da 2ª temporada da série.
Embora a programação oficial do evento se inicie no dia 20, o festival também promoverá ações formativas entre 16 e 19 de setembro. Serão realizadas duas oficinas voltadas para o campo profissional do cinema e do audiovisual. A oficina “Trilha Sonora para Cinema” será ministrada pelo produtor musical Igor Zargov e a fotógrafa Mayara Varalho ministrará a oficina “Câmera Off – Formação Continuada de Making Of”. Mais informações podem ser encontradas no perfil @festivaldiasporicas no Instagram.
SERVIÇO:
O quê: Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra
Quando: 20 e 21 de setembro de 2025
Onde: Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia (GO)
Quanto: Entrada gratuita (mediante doação de 1 kg de alimento não perecível na portaria).