Por Jamile Novaes
Um homem de 37 anos foi preso na última quinta-feira (11) acusado de ameaça, agressão e estupro de vulnerável contra uma adolescente de 15 anos. Segundo as investigações, as violências começaram quando a vítima ainda era criança, por volta dos 11, e se estendeu por anos. Nesse período, o suspeito chegou a engravidá-la duas vezes, aos 12 e 13 anos.
O caso aconteceu na cidade de Lábrea (AM) e foi descoberto após uma denúncia de violência doméstica encaminhada à Delegacia Especializada de Polícia (DEP) do município. A prisão do suspeito, que não teve a identidade revelada, foi efetuada durante a Operação Anjos do Purus, conduzida pela DEP e pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI). Ele segue à disposição da polícia e passará por audiência de custódia.
As agressões mais recentes aconteceram no último dia 26 de novembro, quando o homem desferiu socos contra a menor, a ameaçou e queimou com um isqueiro. As agressões foram registradas em vídeo pelo irmão do acusado. “O vídeo mostra o agressor batendo na adolescente diante das filhas, uma recém-nascida e outra de um ano. Pela gravidade do caso, pedimos à Justiça a prisão preventiva”, contou a delegada Kelly Souto ao portal G1.
Estupro de vulneráveis no Brasil
Segundo dados do 19ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 87.545 pessoas foram vítimas de estupro no Brasil só no ano de 2024. Dentre as vítimas, 76,8% eram menores de 14 anos, o que classifica o crime como estupro de vulnerável. Já o estudo o estudo “Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) junto ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) entre 2021 e 2023, revela que seis entre os dez estados com os maiores índices de violência sexual contra crianças e adolescentes estão na Amazônia. 81% das vítimas na região eram negras e 2,6% indígenas.
Casos de estupro de vulneráveis podem ser denunciados de forma anônima em todo o Brasil através do Disque 100.


