Texto: Divulgação
O lançamento da história em quadrinhos Impedimento será realizado no próximo sábado (27), a partir das 10h no Museu do Futebol, em São Paulo (SP). O evento acontece durante o Festival Cultura Futebol Clube e marca as ações em torno do Dia Latino-Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto (28/09), reforçando o diálogo da obra com debates urgentes sobre autonomia corporal e direitos reprodutivos.
Inspirada na afirmação do ministro Luís Roberto Barroso de que “o aborto já estaria resolvido se os homens engravidassem”, a HQ imagina um futuro onde homens cisgênero podem engravidar e conta a história de Santiago Cruz, goleiro da seleção nacional e favorito da Copa, que descobre estar grávido em meio a uma epidemia global.
“Mas a decisão sobre seu corpo não está em suas mãos: seu médico, sua família, seu treinador e até mesmo os legisladores têm suas próprias opiniões sobre o que deve acontecer e estão exercendo poder e influência sobre seu futuro”, apresenta a sinopse.
A obra parte do futebol para provocar reflexões sobre autonomia corporal, gênero e desigualdade. “Quando colocamos um craque da seleção diante de uma gravidez indesejada e com risco de vida, aproximamos um tema sensível de um território popular e capaz de abrir novas conversas”, explica Gabi Juns, diretora do Instituto Lamparina e uma das autoras.
O lançamento contará ainda com uma mesa de debate intitulada “Imaginar o impossível – ficção especulativa, futebol e crítica social em HQ”, que terá a participação da roteirista Gabi Juns e de Bebel Abreu, editora da Bebel Books, seguida por sessão de autógrafos. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação.
Impedimento é uma realização do Instituto Lamparina, Instituto Toriba, Instituto Update, Intrasentido MX e Minga, em parceria com a Bebel Books e financiamento da IRIS – Story for Impact. A HQ já está disponível em pré-venda e pode ser adquirida através do link disponível aqui.
SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento da HQ Impedimento, com mesa de debate e sessão de autógrafos
QUANDO: 27 de setembro (sábado), às 10h
ONDE: Auditório e foyer do Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n, Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
QUANTO: Gratuito – sujeito à lotação.