Por Matheus Souza
Idealizado a partir dos debates realizados pelo Comitê de Tecnologia da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, o Pequeno Manual de Cuidados Físicos e Digitais, publicado nesta segunda (24), aborda a segurança integral, física e virtual, para as mulheres e pessoas negras que estarão em Marcha no dia 25 de novembro. A publicação apresenta recomendações práticas do que fazer para garantir a segurança durante o evento.
O desenvolvimento do manual surgiu das propostas de mulheres negras e afrodescendentes para combater a injustiça algorítmica e tecnológica, e contou com o envolvimento de especialistas, empresárias, acadêmicas, trabalhadoras, lideranças comunitárias e de organizações da sociedade civil e do governo.
A cartilha oferece recomendações sobre cuidados com o celular no dia da Marcha; dicas de cobertura para social media e influenciadores; como se preparar e o que levar para o trajeto da caminhada em Brasília; como manter a integridade e segurança de arquivos digitais; entre outras. O manual ainda recomenda que, em caso de conflito ou discussão, é importante não responder a nenhum tipo de provocação e não realizar enfrentamento corporal. Em caso de brigas, acionar o grupo/caravana e a segurança responsável.
O manual foi desenvolvido em parceria com o Blogueiras Negras e conta com o apoio do Nanet, projeto que busca democratizar o acesso à tecnologia no país. O documento está disponível neste link.


