Texto: Divulgação
Facilitado pela pesquisadora Thaís Vieira Costa, o minicurso online “Possibilidades Teóricas e Práticas de Gêneros e Sexualidades em África” acontece nos dias 17 e 18 de setembro, das 19h às 22h, via Zoom. A formação propõe reflexões sobre identidades de gênero e sexualidade a partir de perspectivas africanas contemporâneas que buscam romper com paradigmas coloniais e ampliar os repertórios teóricos sobre o tema.
Com abordagens africanas sobre os debates de gênero e sexualidade desde o período pré-colonial até a contemporaneidade, o primeiro encontro propõe a discussão sobre gênero em África, a partir das autoras nigerianas Bakare-Yusuf, Oyèrónké Oyèwùmí e outras pesquisadoras do campo. Já a segunda aula tratará de sexualidades, incluindo cenários de lutas e legislação em diversas regiões do continente.
Segundo a facilitadora, o minicurso propõe ainda tensionar as narrativas que reduzem os saberes africanos às influências externas e deslegitimam suas agências, e convida a uma reflexão para além da imagem idealizada de uma África mística.
“Minha intenção é ampliar horizontes sobre concepções de gênero e sexualidade, reconhecendo que outros territórios podem contribuir com novas lentes para compreender ideias cristalizadas nesses campos. Do outro lado do Atlântico, é possível elaborar práticas e teorias que ampliem nossos repertórios”, destaca a facilitadora Thaís Vieira, que é Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora especializada em cinemas africanos e afrodiaspóricos queer.
As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla, mediante o pagamento de valores entre R$60,00 e R$110,00. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas por um mês após a realização do minicurso. Participantes que assistirem às aulas ao vivo terão direito a certificação. A classificação indicativa é de 18 anos.
SERVIÇO
O QUE: Minicurso “Possibilidades Teóricas e Práticas de Gêneros e Sexualidades em África”
QUANDO: 17 e 18 de setembro, das 19h às 22h
ONDE: Online via plataforma Zoom