Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostra de cinema negro acontece em São Félix (BA) com programação gratuita

Além de exibições de filmes e videoclipes, o evento promove a realização de oficinas, masterclasses e apresentações musicais
Imagem: Eunico Eunice

Texto: Divulgação

Nos dias 9 e 10 de outubro, a cidade de São Félix, no Recôncavo da Bahia, será palco da 5ª edição da Mostra de Cinema Negro de São Félix. O evento, que acontece desde 2019, oferece programação gratuita com sessões de cinema a céu aberto às margens do Rio Paraguaçu, oficinas, masterclasses e shows.

Nesta edição, a Mostra aborda o tema “A Tela como Espelho”, propondo uma reflexão sobre o cinema como espaço de representação e construção da memória coletiva. Ao todo, serão exibidos 15 curtas-metragens e 8 videoclipes selecionados pela curadoria oficial, com produções de diferentes regiões do país.

Um dos destaques da programação é a sessão especial com o filme Sons da Superação: A Jornada de Dedinho do Pandeiro, dirigido por Fábio Dutra, que presta homenagem ao artista sanfelista Adrivan Alves, falecido em 2023. 

A Mostra também prestará homenagem à atriz Luciana Souza, reconhecida por sua atuação no teatro e em filmes como Ó Paí Ó, Bacurau e Inabitável – curta-metragem de Matheus Farias e Enock Carvalho que será exibido durante o evento. 

Além das exibições, a programação formativa da 5ª edição inclui oficinas e masterclasses com foco na criação e no fortalecimento de narrativas negras no cinema e nas artes. Nas manhãs dos dias 9 e 10, a artista e pesquisadora Anthea Xavier ministra a masterclass “Corpo-Manifesto, Imagem-Roupa: uma oficina sobre autoimagem e narrativas vestíveis”, na União Sanfelixta. 

Ainda na quinta-feira (9), acontece também a Oficina de Colagem voltada à experimentação visual e à expressão artística por meio de imagens, com os fotógrafos Eunico Eunice e Akin Akill. A oficina será realizada no Centro Paroquial do município.

Na sexta-feira (10), a programação formativa continua com a Masterclass de Produção Executiva, ministrada por Fernanda Vidigal, também no Centro Paroquial. A aula abordará os processos de planejamento, captação de recursos e gestão de produções audiovisuais.

Durante os dois dias, as sessões competitivas acontecem ao longo da tarde e noite, com filmes que abordam ancestralidade, espiritualidade e as resistências negras. O evento termina com apresentações musicais de Waha Macy no dia 9 e MC Jayne no dia 10. A programação completa está disponível no Instagram @cinemanegrosf.

Compartilhar:

.

.
.
.
.

plugins premium WordPress