Texto: Divulgação
Nos dias 9 e 10 de outubro, a cidade de São Félix, no Recôncavo da Bahia, será palco da 5ª edição da Mostra de Cinema Negro de São Félix. O evento, que acontece desde 2019, oferece programação gratuita com sessões de cinema a céu aberto às margens do Rio Paraguaçu, oficinas, masterclasses e shows.
Nesta edição, a Mostra aborda o tema “A Tela como Espelho”, propondo uma reflexão sobre o cinema como espaço de representação e construção da memória coletiva. Ao todo, serão exibidos 15 curtas-metragens e 8 videoclipes selecionados pela curadoria oficial, com produções de diferentes regiões do país.
Um dos destaques da programação é a sessão especial com o filme Sons da Superação: A Jornada de Dedinho do Pandeiro, dirigido por Fábio Dutra, que presta homenagem ao artista sanfelista Adrivan Alves, falecido em 2023.
A Mostra também prestará homenagem à atriz Luciana Souza, reconhecida por sua atuação no teatro e em filmes como Ó Paí Ó, Bacurau e Inabitável – curta-metragem de Matheus Farias e Enock Carvalho que será exibido durante o evento.
Além das exibições, a programação formativa da 5ª edição inclui oficinas e masterclasses com foco na criação e no fortalecimento de narrativas negras no cinema e nas artes. Nas manhãs dos dias 9 e 10, a artista e pesquisadora Anthea Xavier ministra a masterclass “Corpo-Manifesto, Imagem-Roupa: uma oficina sobre autoimagem e narrativas vestíveis”, na União Sanfelixta.
Ainda na quinta-feira (9), acontece também a Oficina de Colagem voltada à experimentação visual e à expressão artística por meio de imagens, com os fotógrafos Eunico Eunice e Akin Akill. A oficina será realizada no Centro Paroquial do município.
Na sexta-feira (10), a programação formativa continua com a Masterclass de Produção Executiva, ministrada por Fernanda Vidigal, também no Centro Paroquial. A aula abordará os processos de planejamento, captação de recursos e gestão de produções audiovisuais.
Durante os dois dias, as sessões competitivas acontecem ao longo da tarde e noite, com filmes que abordam ancestralidade, espiritualidade e as resistências negras. O evento termina com apresentações musicais de Waha Macy no dia 9 e MC Jayne no dia 10. A programação completa está disponível no Instagram @cinemanegrosf.